24 de julho de 2024 14:46

Cenário político e perspectivas de negociação salarial com o governo: Conselho Deliberativo do PROIFES se reúne nessa sexta-feira

O Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação se reuniu nessa sexta-feira (10) com o objetivo de avaliar a atual conjuntura política do país e estabelecer as perspectivas para as negociações de reajuste salarial dos servidores com o governo. A reunião acontece em Brasília e terá continuidade no sábado (11), onde serão discutidos os assuntos administrativos da entidade.

Na próxima quinta-feira (16) o PROIFES participará da primeira negociação junto com as demais entidades representativas dos servidores federais. Esse é o primeiro momento para apresentação de propostas e a oportunidade para que sejam abertos os diálogos em torno do assunto.

“Nesse momento precisamos atuar de forma propositiva nos diálogos com o governo, representando de forma clara os interesses dos docentes das universidades e institutos federias. No momento oportuno, iremos apresentar as propostas já colocadas pelo PROIFES como reestruturação da carreira, recomposição das perdas salariais e revogação de medidas como a EC 95, afirmou o vice-presidente do PROIFES, professor Wellington Duarte”

Durante a reunião, o CD discutiu de forma ampla todo o cenário político, avaliando todos os danos causados aos servidores federais desde o ano de 2017. Durante a discussão ficou evidente a necessidade da união das entidades representativas em torno da defesa da democracia e da reconstrução de uma educação pública com valorização do servidor.

“Não podemos esquecer que os servidores federais acumulam perdas salariais acima de 40% desde a última recomposição em janeiro de 2017 e essa é uma questão emergencial que será colocada em debate nas mesas de negociação. Iremos para essa primeira reunião dispostos a dialogar, mas com a consciência de que temos propostas pertinentes a serem apresentadas e discutidas”, afirmou Nilton Brandão, presidente do PROIFES-Federação.

 Após o encontro do dia 16 o Conselho Deliberativo do PROIFES se reunirá novamente para uma outra avaliação e encaminhamentos voltados para a atuação com os docentes das universidades e institutos federais.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo