O Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo sábado (8), é uma data de reflexão, luta e celebração. Os sindicatos federados ao PROIFES Federação prepararam uma programação especial para marcar a data e fortalecer o debate sobre direitos e igualdade de gênero. Confira as atividades promovidas pelos sindicatos:
APUB
Mulheres na luta: Marcha 8M toma as ruas de Salvador em defesa de direitos e democracia
No dia 8 de março, as mulheres de Salvador se unem mais uma vez para ecoar suas vozes na Marcha 8M. O evento terá concentração às 14h no Cristo da Barra, seguindo em caminhada até o Farol da Barra. A atividade, organizada pela CUT-BA, reforça a luta feminista por direitos e democracia. A APUB estará presente na marcha.
ADUFRGS
“Dias mulheres virão”
No dia 14 de março, sexta-feira, a ADUFRGS promoverá uma série de atividades em sua sede, com o tema “Dias mulheres virão”. A programação inclui: Mesa receptiva, Roda de Conversa e Show musical “Violeta Parra – Uma atuadora”.
SINDEDUTEC
Curso “Feminismos na luta sindical”
O SINDEDUTEC dará início ao curso “Feminismos na luta sindical” no dia 07 de março, com duração até novembro. Nos dias 07 e 08 de março, serão realizadas palestras e conferências para as mulheres, além da elaboração de um documento com propostas de políticas para mulheres. No dia 08/03, as atividades incluirão o percurso das mulheres negras em Curitiba e a participação na Marcha do 8M.
ADURN
Café com Letras
No dia 13 de março, quinta-feira, o ADURN-Sindicato realizará o evento “Café com Letras”, às 16h, no Centro de Convivências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A atividade celebra tanto o Dia Internacional da Mulher (8 de março) quanto o Dia da Poesia (21 de março), promovendo homenagens a grandes personagens femininas, declamação de poemas e uma roda de conversa.
APUFSC
No dia 28 de março a APUFSC Sindical promoverá uma mesa de debate com o tem “As mulheres e o sindicalismo” e o Boteco Cultural de Dia da Mulher.
O PROIFES-Federação reforça a importância da participação e mobilização das mulheres nestes eventos, fortalecendo a luta por direitos, igualdade e justiça social.