PROIFES Federação participa do II Congresso Internacional: A Universidade como Direito – Perspectivas do Sul

Nos dias 13 e 14 de abril parte da diretoria do PROIFES e membros do Conselho Deliberativo da entidade participam do II Congresso Internacional: a Universidade como direito. Perspectivas do Sul. O evento acontece em Buenos Aires e é organizado pela Federação Nacional de Professores Universitários (CONADU), pela Educação Internacional para a América Latina (IEAL) e pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP).

O congresso tem como objetivo atualizar os temas desenvolvidos na primeira edição, realizada em 2019 na Universidade Nacional de Quilmes, dando continuidade ao esforço de ampliação e aprofundamento do debate público sobre a universidade. O objetivo deste ano é pensar o acesso à educação e ao conhecimento como direito humano fundamental e bem social essencial para o projeto de soberania e justiça social. 

Programação

O II Congresso “A Universidade como Direito” contará com painéis, apresentações e mesas de discussão em que serão abordados os debates em torno: das tendências de privatização e mercantilização da universidade; trabalho docente e direito à educação; a universidade, direitos e democracia; a produção de conhecimento, soberania e território; ação sindical na universidade; e a construção de políticas universitárias na América Latina e no Caribe. 

“Essa é mais um oportunidade para que representantes sindicais, docentes, pesquisadores e estudantes debatam sobre uma universidade pública de qualidade, popular e democrática. Como participante da IEAL, o PROIFES tem buscado cada vez mais aprofundar esse debate no meio docente sempre visando o fortalecimento da educação e valorização dos docentes”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, professor Nilton Brandão.

Participam do evento representando o PROIFES o presidente da entidade, Nilton Brandão, o diretor de políticas educacionais, Carlos Alberto Marques, o diretor de relações internacionais, Eduardo Rolim, a diretora de Direitos Humanos, Fernanda Castelano, o diretor tesoureiro, Flávio Alves, o diretor de assuntos educacionais do Magistério Superior, Geci José, o diretor de assuntos jurídicos, Jailson dos Santos, o secretário, Lúcio Vieira, a diretora de Seguridade Social, Raquel Nery e a diretora de assuntos educacionais do EBTT, Rosângela Oliveira. Os membros do Conselho Deliberativo, Ana Boff de Godoy, Ana Maria Trindade, Fernanda Figuerêdo, Geovana Reis, Jairo Bolter e Oswaldo Negrão também estão participando do Congresso.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo