25 de maio de 2024 05:23

Nota de pesar – Amarílio Ferreira Junior

É com imenso pesar que o PROIFES-Federação recebe a notícia do falecimento do professor Amarílio Ferreira Junior. Amarílio foi um grande parceiro de luta da Federação, foi dirigente da Adufscar por diversos mandatos e também presidente da entidade entre 2017 e 2021, sempre na defesa de uma educação de qualidade e com justiça social.

Amarílio Ferreira atuava como Professor Titular do Departamento de Educação da Universidade de São Carlos (UFSCar), realizou doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e estágio pós-doutorado em História da Educação no Institute of Education da University of London (Bolsa FAPESP). Além disso, foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e credenciado de Pós-Graduação em educação da UFSCar (mestrado e doutorado), com ênfase em História, Filosofia e Sociologia da Educação.

O Professor também atuava na área da pesquisa, desenvolvendo diversas atividades nas seguintes temáticas de História da Educação: educação jesuítica colonial, políticas educacionais da ditadura militar, movimento sindical dos professores da escola pública e educação soviética. Amarílio sempre teve, como eixo condutor de seu trabalho, a defesa da universidade pública, laica, gratuita e de qualidade. Além de autor de inúmeras publicações, era também professor e orientador exemplar. 

O PROIFES presta solidariedade a todos os amigos, familiares e companheiros de luta do Professor.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo