Negociação de reajuste salarial: GT de carreira do PROIFES se reuniu nessa sexta-feira

O Grupo de Trabalho de Carreira do PROIFES – Federação realizou reunião na última sexta-feira (03) com o propósito de alinhar os pontos a serem discutidos com o Governo Federal a partir da reabertura da Mesa Nacional de negociação com servidores federais que acontecerá nessa terça-feira (07).

O diretor de políticas educacionais do PROIFES e coordenador do GT de carreira, professor Geci Silva, deu início a discussão apontando a importância de se entender a situação orçamentária do momento. Na ocasião, um dos integrantes da liderança do PT no Senado e assessor responsável pelo acompanhamento de projetos que tramitam na Comissão Mista de Planos, orçamento público e fiscalização, Édrio Nogueira, apresentou a previsão orçamentária para este ano, mostrando os valores previstos para as despesas de pessoal.

“É importante que o GT conheça os dados orçamentários previstos na Lei Orçamentária Anual para o ano de 2023 para que possamos participar da Mesa de negociação conhecendo e entendendo o cenário orçamentário do momento. A reabertura da Mesa Nacional de Negociação abrirá espaço para um diálogo pertinente em busca do reajuste dos servidores federais, estaremos alinhados nessa luta a fim de realizar uma negociação justa”, afirmou o professor Geci Silva.

O presidente da Federação, Nilton Brandão, e o Tesoureiro, Flávio Alves, participarão de reunião de abertura das mesas de negociação no dia 07 representando o PROIFES.

“Temos uma proposta de reposição das perdas salariais aprovada no último encontro nacional da entidade e entendemos que, com a perda de poder aquisitivo sofrida, nossos professores precisam de um reajuste emergencial. Além disso, nesse primeiro momento estamos alinhados com os servidores federais e com um reajuste linear que traga a recuperação das inflações do governo Bolsonaro”, afirmou o presidente Nilton Brandão.

Mesa Nacional de Negociação Permanente

Com a retomada da Mesa de negociação o Governo Federal voltará a liderar a construção de canais participativos, onde sejam evidenciados e tratados os conflitos e demandas decorrentes das relações de trabalho na Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

“Este é um compromisso do presidente Lula, de abrir esse diálogo. Estamos, evidentemente, nos inspirando na experiência do passado, mas cientes que agora o contexto é outro – 2023 não é 2003. Esta é uma reunião de trabalho. Estamos aqui para organizar o grande evento do dia 7 de fevereiro, para que tenhamos uma reunião produtiva entre as entidades representantes dos interesses dos servidores e os representantes de nove ministérios”, disse o secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça ao anunciar o evento de reabertura da mesa.

A ministra Esther Dweck destacou a importância de uma discussão abrangente. “A gente sabe toda a luta, especialmente em relação à questão remuneratória. Inclusive já participei de muitos movimentos em defesa dos direitos dos servidores. A pauta dos servidores é a mais urgente que se coloca. Mas a ideia é que tenhamos um diálogo mais amplo, que considere o papel dos servidores públicos para a atuação do Estado, na prestação de serviços à população”, ressaltou a ministra.

Ela frisou, inclusive, que a defesa que as entidades representativas dos servidores vêm fazendo nos últimos anos demonstra claramente a necessidade e a importância dos servidores para a eficiência da gestão pública.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo