25 de maio de 2024 05:57

Lembrar para que jamais se repita: PROIFES lança documentário sobre os 60 anos da ditadura militar

Nesta sexta-feira (26) o PROIFES-Federação lançará o documentário “Ditadura nunca mais – 60 anos do golpe militar”. O evento de lançamento acontecerá às 18h no Auditório Leopoldo Amaral na Escola Politécnica da UFBA.

A produção traça uma linha entre o golpe de 31 de março de 1964 e a tentativa de golpe em 08 de janeiro de 2023, mostrando a dinâmica e motivação do golpe. O documentário conta com o depoimento de sobreviventes da ditadura como Emiliano José, Edival Nunes Cajá e Arany Santana.

O jornalista, escritor e professor, Emiliano José, relata o que passou durante o período da ditadura, sendo submetido a torturas como choque elétrico e afogamento. “Primeiro de abril de 1964 marca o início de uma fase sombria na nossa história”, reforçou Emiliano.

Joviniano Neto, cientista político e ex-presidente da APUB também deixou seu relato no documentário. “A tentativa de golpe em 2023 só ocorreu porque a história da ditadura militar não foi passada a limpo como deveria ter sido”,afirmou.

“Falar sobre golpe no Brasil é uma coisa interessante, a nossa república sempre foi recheada de golpe, a nossa democracia sempre foi muito frágil, muito dependente de vários acordos, um exemplo é o golpe sofrido pela presidente Dilma Rousseff, que trouxe a instabilidade institucional desse país”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, em sua participação na produção.

O Diretor de Comunicação do PROIFES-Federação e do documentário, Jailson Alves, fala sobre a importância da produção. “Esse documentário mostra a conexão do PROIFES  com temas importantes e relevantes da vida nacional.  E nesse momento em que temos que defender firmemente a nossa democracia e nossas instituições, resgatar histórias sobre esses famigerados episódios é uma forma de não permitir que se repitam”, afirmou Jailson.

O lançamento da produção será transmitida no canal oficial do Youtube do PROIFES e posteriormente ficará disponível nas redes da Federação. Acompanhe!

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo