17 de junho de 2024 23:33

Entenda como docentes aposentados e aposentadas são impactados pela nova proposta de reajuste do governo

Os reajustes salariais propostos pelo governo na reunião da Mesa de Negociação do dia 15 de maio também se aplicam a eles

Professores aposentados e aposentadas que ingressaram na carreira antes de 2003 têm isonomia e paridade. Portanto, os reajustes salariais propostos pelo governo na reunião da Mesa de Negociação do dia 15 de maio também se aplicam a eles.

A maioria dos professores e professoras que se aposentaram antes de 2003 é formada por adjuntos. A porcentagem de reajuste proposta pelo governo para esta categoria varia de 13,3% a 16,7% até 2026, a depender se adjunto 1, 2, 3 ou 4.

Docentes que se aposentaram após 2003 foram afetados por mudanças na carreira e reformas da previdência. Infelizmente, as perdas causadas por essas alterações em 20 anos, como o desconto previdenciário, só podem ser resolvidas passando pelo Congresso.

Nas mesas de negociação, o Proifes-Federação insistiu na estratégia de alteração nos steps porque isso repara um erro histórico para aqueles que se aposentaram como adjunto IV, e ficaram represados quando criou-se na carreira a classe do professor associado.

::: Saiba mais sobre a proposta do governo para o Magistério Superior e EBTT

Fonte: Apufsc-Sindical

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo