Diretoria do PROIFES discute efeitos de atos criminosos e golpistas ocorridos no último dia 08

Diretoria do PROIFES discute efeitos de atos criminosos e golpistas ocorridos no último dia 08

No último domingo (8) Brasília foi palco de atos repugnantes de vandalismo praticados por Bolsonaristas que invadiram as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário da União. Em uma clara tentativa de golpe os terroristas, sob a conivência e apoio tácito da Polícia Militar do Distrito Federal, promoveram a depredação dos bens públicos e dos símbolos mais caros da República.

A invasão fez com que o presidente Lula declarasse intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal e ocasionou o afastamento do governador Ibaneis Rocha. Os vândalos foram detidos e levados até o Pátio da Academia Nacional da Polícia Federal.

Diante dos acontecimentos, o PROIFES – Federação promoveu na manhã dessa terça-feira (10) uma reunião ampliada com a diretoria e membros do Conselho Deliberativo da entidade para uma análise geral do cenário após o duro ataque que a democracia brasileira sofreu.

O PROIFES Federação entende que esse deve ser um momento de luta pelo fortalecimento da democracia e de respeito ao governo eleito, no qual o movimento sindical deve ampliar seu espaço de atuação para que a democracia brasileira não sucumba. Além disso, é fundamental que ações como essa sejam coibidas e punidas sem abertura de precedentes para a concessão de anistias.

Uma outra questão levantada durante o encontro foi a importância da retomada das pautas de reivindicações e ações junto ao governo. Não se pode permitir que atos como esses intimidem e paralisem as pautas do governo, o momento é de luta pela democracia mas também  de reconstrução de um país totalmente devastado pelo Bolsonarismo e pela extrema direita.

“Estamos vivendo um momento em que precisamos nos unir não só para exigir a punição dos culpados e financiadores dos atos terroristas, mas também para continuarmos acompanhando as mudanças estruturais que o governo precisa realizar, sempre observando o nosso papel como entidade sindical. O PROIFES segue acompanhando de perto todas as movimentações e articulações, buscando um diálogo propositivo para o fortalecimento da educação pública”, afirmou o presidente do PROIFES Federação, Nilton Brandão.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo