25 de maio de 2024 12:22

Avaliação do XIX Encontro Nacional do PROIFES e ações futuras da Federação são temas de discussão em reunião do Conselho Deliberativo da entidade

O Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação se reuniu nesta sexta-feira (25) em Brasília. O encontro teve como pauta a avaliação do XIX Encontro Nacional, a aprovação das propostas de plenário e distribuição das atribuições das propostas aprovadas no Encontro para as respectivas diretorias e GTs responsáveis por dar andamento ao trabalho proposto.

Durante a reunião, os membros do Conselho Deliberativo fizeram também uma avaliação do atual cenário político, articulando as ações futuras da Federação. Um dos temas de destaque foi a Mesa Nacional de Negociação Permanente e a instalação das mesas setoriais de negociação.

Sobre o tema, o presidente do PROIFES, professor Nilton Brandão, repassou os informes das últimas reuniões com o governo federal, reforçando a importância do início das mesas setoriais. “Por enquanto, tivemos avanços curtos nas negociações, agora com a aprovação do arcabouço fiscal, esperamos que o governo comece de fato a negociar. Além disso, seguimos na expectativa das mesas setoriais para que possamos cobrar a recuperação das perdas salariais, bem como discutir a carreira dos docentes das universidades e institutos federais”, afirmou Nilton Brandão.

Além disso, durante os informes foram tratados temas como a importância da discussão da carreira EBTT e a eleição da FUNPRESP que acontecerá do dia 01 ao dia 10 de setembro.

Avaliação do XIX Encontro Nacional

Os membros do Conselho Deliberativo realizaram uma longa discussão a respeito do Encontro Nacional do PROIFES, foi colocado em pauta o formato do Encontro e as expectativas futuras para os próximos anos. Como encaminhamento principal foi designada a criação de uma comissão de organização específica para o evento.

O conselho realizou ainda a aprovação das propostas de plenário bem como a distribuição das propostas aprovadas durante o encontro.

“A última edição do Encontro Nacional, foi uma das maiores edições com maior participação da base e apresentação de textos, portanto, considerada um sucesso. Porém, tivemos pouco tempo para debater  cada texto, o que nos leva a avaliar uma mudança do atual formato”, afirmou o Secretário do PROIFES, Lúcio Olímpio.

A reunião do Conselho Deliberativo se estende até o sábado (26) onde haverá a discussão de assuntos internos da Federação.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo