25 de maio de 2024 10:44

Autonomia universitária: PROIFES se reúne com ANDIFES para discussão de projeto que regulamenta o processo de escolha de reitores

Na tarde desta quarta-feira (27) o PROIFES-Federação, representado pelo seu presidente, professor Nilton Brandão, participou de reunião com a ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). O encontro teve como propósito a discussão de um projeto de lei elaborado pela ANDIFES que regulamenta o processo de escolha de reitores.

A reunião aconteceu em Curitiba, na sede da UFPR e contou também com a participação da Fasubra, Andes e ANPG.

O presidente do PROIFES destacou o ataque sistemático e histórico contra a autonomia das universidades nos últimos anos reforçando que o fim da lista tríplice é uma defesa histórica do PROIFES que, inclusive está na primeira versão da proposta de Lei Orgânica das universidades já entregue à Andifes em várias oportunidades e que avança em outros temas importantes.

“Acredito que, dada as divergências sobre temas polêmicos como a paridade nas eleições dos reitores, a proposta apresentada pela ANDIFES possui chances de avançar no congresso que temos, a Federação ver isso como positivo e está disposta a atuar na defesa da aprovação da pauta”, afirmou Nilton Brandão. No que diz respeito a paridade na eleição dos reitores, o PROIFES pontua que esse é um tema que deve ser respeitado de acordo com a autonomia de cada universidade.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo