25 de maio de 2024 05:46

Adufepe sedia Conferência Livre sobre Incentivo à Produção Científica nas Universidades e Institutos Federais

Nos próximos dias 11 e 12 de abril, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) sediará a Conferência Livre: Incentivo à Produção Científica nas Universidades e Institutos Federais. A iniciativa é uma parceria com o PROIFES-Federação e tem por objetivo construir propostas a serem levadas para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia que norteará a política de Ciência e Tecnologia para os próximos 10 anos. O evento acontecerá de forma híbrida no auditório Professor Paulo Rosas, na sede da associação, e virtualmente pelos canais de transmissão da Adufepe e do PROIFES.

O evento tem como objetivo discutir e propor soluções inovadoras nas áreas de financiamento e fomento à pesquisa científica e os impactos no marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (para instituições científicas e de inovação tecnológica) e perspectivas de novos instrumentos no âmbito do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

  Clique aqui e inscreva-se! 

“A conferência é de extrema importância para todos nós que fazemos a Adufepe e para a comunidade da UFPE em geral porque ela consolida a nossa relação com o desenvolvimento tecnológico e científico que está sendo proposto no Brasil atualmente. Por isso, a Adufepe em parceria com o Proifes, vai realizar essa ação de contribuir com propostas para a ciência e tecnologia fundamentais para o Brasil e em Pernambuco”, ressalta a presidenta da Adufepe, Teresa Lopes.

Para o  Diretor de Ciência e Tecnologia do PROIFES-Federação, Ênio Pontes, a Conferência Livre representa um marco importante na preparação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

“Quando se reúne as autoridades, representantes do governo, pesquisadores e demais interessados, a Conferência promove a troca de conhecimentos, experiências, propostas e isso pode impactar diretamente as políticas de financiamento e fomento à pesquisa científica e, assim, também o desenvolvimento das instituições científicas de inovação tecnológica. A participação da Adufepe e PROIFES na organização da conferência torna-se relevante, uma vez que essas entidades representam os docentes das IFES e têm um papel fundamental e significativo na defesa dos interesses da comunidade acadêmica”, avalia o professor Ênio.

O debate terá participação de autoridades, representantes do governo e pesquisadores e discutirá estratégias para incentivar e fortalecer a produção científica nas universidades federais, promovendo o avanço da produção científica e tecnológica e seus impactos na sociedade.

A programação será norteada pelos eixos estruturantes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), nas seguintes diretrizes:
• III – Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos
nacionais; e
• IV – Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Confira aqui a programação completa

Os resultados provenientes das discussões e propostas levantadas durante a conferência livre serão encaminhadas para compor a base da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá em Brasília nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024. Assim, as ideias compartilhadas durante o evento irão contribuir diretamente na construção das políticas estratégicas que serão adotadas em nível nacional para promover o avanço tecnológico e desenvolvimento para todo o país.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo