Na última sexta-feira (25) e sábado (26), o PROIFES-Federação participou da reunião do Comitê Regional e do Conselho de Presidentes e Secretários-Gerais das entidades filiadas à Internacional da Educação para a América Latina (IEAL). O encontro teve como objetivo a avaliação da situação da educação nos países latino-americanos e o debate de propostas e perspectivas de atuação para 2025.
O PROIFES-Federação foi representado pelo vice-presidente Flávio Silva e pela diretora de Relações Internacionais, Regina Witt.

Durante a reunião, Flávio Silva apresentou uma análise sobre a situação da educação superior no Brasil. Ele destacou a grave questão do orçamento das universidades públicas e enfatizou a luta do PROIFES pela recomposição orçamentária. Também alertou para o alto índice de evasão nas universidades brasileiras, apontando a necessidade da realização de políticas públicas para combater este cenário.
A educação básica também esteve em pauta, com avaliação realizada pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, que tratou dos novos programas lançados pelo governo Lula, do orçamento destinado à educação e dos debates em torno do novo Plano Nacional de Educação (PNE).
A partir dessas análises, os representantes discutiram propostas e estratégias para 2025, focando em temas como: Defesa da liberdade sindical e promoção da solidariedade internacional; Fortalecimento do Movimento Pedagógico Latino-Americano e da campanha “¡Por la pública!”; Ampliação da Rede de Trabalhadores da Educação e da inclusão; Estratégias de formação sindical; Definição de temáticas estratégicas para a realização de webinários e outras linhas de ação para o fortalecimento da educação pública e dos sindicatos.

A diretora Regina Witt destacou a importância de integrar a Justiça Climática nas práticas educativas. Ela reforçou a necessidade de preparar as instituições de ensino para situações de emergência e desenvolver estratégias de enfrentamento a eventos climáticos extremos, diante dos novos desafios ambientais que impactam diretamente as comunidades escolares.