Evento das três esferas do funcionalismo público será nesta quinta-feira, dia 8, às 18h30. Veja como participar
Nesta quinta-feira (08) as entidades filiadas à CUT (Central Única dos Trabalhadores) que compõem a aliança das três esferas do serviço público realizam a partir das 18h30 uma plenária que tem como objetivo discutir a previdência dos servidores públicos. O PROIFES, uma das entidades que compõem o grupo, estará presente no evento.
A plenária tem como principal objetivo debater a votação do julgamento em curso no STF pelo fim do confisco da aposentadoria dos servidores e demais pontos da reforma da Previdência. Para participar, use o aplicativo Zoom.
Além da CUT e do Proifes, estarão presentes na plenária a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) e Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do DF (Fenasepe).
Entenda o caso
Em junho, o STF retomou julgamento de 12 ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) que questionam a reforma da Previdência (EC 103/19) e formou maioria para derrubar alguns pontos. Entre eles, estão a contribuição extraordinária e o desconto de aposentados que recebem abaixo de R$ 7,7 mil.
O ministro Gilmar Mendes interrompeu a votação com pedido de vistas, e a finalização do julgamento acontecerá em sessão futura do STF.
A plenária dos representantes de servidores das esferas federal, estadual e municipal vai abrir um debate amplo sobre o movimento de defesa do fim do confisco da aposentadoria dos servidores, além de discutir os demais pontos da EC 103/19.
Com informações da Condsef e Apufsc