Avaliação do XIX Encontro Nacional do PROIFES e ações futuras da Federação são temas de discussão em reunião do Conselho Deliberativo da entidade

O Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação se reuniu nesta sexta-feira (25) em Brasília. O encontro teve como pauta a avaliação do XIX Encontro Nacional, a aprovação das propostas de plenário e distribuição das atribuições das propostas aprovadas no Encontro para as respectivas diretorias e GTs responsáveis por dar andamento ao trabalho proposto. Durante a reunião, os membros do Conselho Deliberativo fizeram também uma avaliação do atual cenário político, articulando as ações futuras da Federação. Um dos temas de destaque foi a Mesa Nacional de Negociação Permanente e a instalação das mesas setoriais de negociação. Sobre o tema, o presidente do PROIFES, professor Nilton Brandão, repassou os informes das últimas reuniões com o governo federal, reforçando a importância do início das mesas setoriais. “Por enquanto, tivemos avanços curtos nas negociações, agora com a aprovação do arcabouço fiscal, esperamos que o governo comece de fato a negociar. Além disso, seguimos na expectativa das mesas setoriais para que possamos cobrar a recuperação das perdas salariais, bem como discutir a carreira dos docentes das universidades e institutos federais”, afirmou Nilton Brandão. Além disso, durante os informes foram tratados temas como a importância da discussão da carreira EBTT e a eleição da FUNPRESP que acontecerá do dia 01 ao dia 10 de setembro. Avaliação do XIX Encontro Nacional Os membros do Conselho Deliberativo realizaram uma longa discussão a respeito do Encontro Nacional do PROIFES, foi colocado em pauta o formato do Encontro e as expectativas futuras para os próximos anos. Como encaminhamento principal foi designada a criação de uma comissão de organização específica para o evento. O conselho realizou ainda a aprovação das propostas de plenário bem como a distribuição das propostas aprovadas durante o encontro. “A última edição do Encontro Nacional, foi uma das maiores edições com maior participação da base e apresentação de textos, portanto, considerada um sucesso. Porém, tivemos pouco tempo para debater  cada texto, o que nos leva a avaliar uma mudança do atual formato”, afirmou o Secretário do PROIFES, Lúcio Olímpio. A reunião do Conselho Deliberativo se estende até o sábado (26) onde haverá a discussão de assuntos internos da Federação.

Eleições da Funpresp serão realizadas em 1º de setembro

PROIFES-Federação manifesta apoio na chapa 04 Na próxima sexta-feira (01) 103,6 mil servidores poderão votar nas eleições da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). No total, serão eleitos dez membros para os conselhos Deliberativos e Fiscal e os comitês dos planos ExecPrev e Legisprev. O período de votação vai até o dia 10 de setembro. Três chapas concorrem à eleição: Chapa 1 – “Aliança sustentável”; Chapa 2 – “Compromisso com o futuro”; e Chapa 4 – “Segurança e comunicação”. A campanha eleitoral já está em andamento e a Funpresp disponibilizou uma página para cada chapa apresentar seus componentes e expor suas ideias. Para conhecer os concorrentes e suas propostas, basta acessar clicar aqui. A votação será realizada por meio da Sala do Participante, que pode ser acessada clicando aqui. Apoio a Chapa 04 O PROIFES-Federação manifesta seu apoio a Chapa 04 – “Segurança e comunicação”, a chapa conta com dois professores das universidades federais e é liderada pelo professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marcelo Coelho. Uma das propostas da Chapa 4 é impedir que políticos e ex-políticos assumam cargos nos conselhos e na diretoria da Funpresp. “Somos a única chapa que reúne três qualidades: nossos candidatos não são políticos, temos a experiência de três atuais conselheiros, a presença de três atuários e um analista da CVM com profundo conhecimento em investimentos”, explica o professor Marcelo Coelho. Nesta sexta-feira (25/08), às 15 horas, haverá um debate entre as chapas, que pode ser assistido pelo canal da Funpresp no YouTube. Acompanhe.