A população volta às ruas neste domingo, em todo o país, para denunciar o ataque que o Congresso Nacional impôs à democracia com a aprovação do PL da Dosimetria. O projeto, visto por movimentos populares e juristas como uma anistia disfarçada para golpistas como Bolsonaro e seus cúmplices, reduz penas, altera cálculos e abre brechas que beneficiam diretamente os responsáveis pelos ataques em 8 de janeiro de 2023.
O texto aprovado desmonta a responsabilização pelos crimes contra o Estado Democrático de Direito. Basta um sexto da pena para progressão de regime. Na prática, condenações como a de Bolsonaro cairiam drasticamente, transformando o maior atentado à democracia desde a ditadura em um episódio sem consequências reais.
A sessão que aprovou o projeto teve repressão à imprensa, agressões a jornalistas e até corte do sinal da TV Câmara, episódio considerado inédito desde a redemocratização. Para os movimentos sociais, isso apenas confirma que o Congresso opera distante da sociedade e aposta na impunidade de quem atacou o país.
Além da pressão sobre o Senado, que agora analisa o projeto, as manifestações defendem direitos dos povos indígenas, barram retrocessos como o marco temporal e reforçam pautas urgentes da classe trabalhadora.
Não há democracia com conivência. Não há justiça com acordos que beneficiam criminosos. O Brasil exige respeito, memória e verdade. Sem anistia para golpistas.
Confira os locais de concentração:
CE
- Fortaleza – 15h – Praia de Iracema, 1750 (Espigão da Rui Barbosa)
PE
- Recife – 14h – Rua da Aurora (não oficial)
RN
- Natal – 08h – Av. Roberto Freire / calçada do Ferreira Costa (14/12)
DF
- Brasília – 09h – Museu da República (Marcha ao Congresso)
- Brasília – 14h – Esplanada dos Ministérios (em organização)
MG
- Belo Horizonte – 09h – Praça Raul Soares
- Uberlândia – 09h30 – Praça Clarimundo Carneiro
SP
- Araçatuba – 09h – Câmara Municipal
- Botucatu – 10h – Em frente EECA
- Campinas – 09h – Largo do Pará (não oficial; sujeito a confirmação)
- Ribeirão Preto – 15h30 – Esplanada Pedro II
- São Paulo – 14h – MASP (Av. Paulista)
PR
- Curitiba – 14h – Boca Maldita (lista não oficial)
RS
- Porto Alegre – 14h – Arcos da Redenção
SC
- Florianópolis – 09h30 – Ponte Hercílio Luz (Lado Ilha)

