2

O que há de novo?

PROIFES inicia mobilização pela recomposição dos orçamentos das IFES em agenda com parlamentares

Nesta quarta-feira (05), o PROIFES-Federação iniciou uma série de audiências com parlamentares no Congresso Nacional para tratar de duas pautas principais: a recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA 2025), garantindo que o reajuste assegurado pela Medida Provisória nº 1.286 seja finalmente incorporado aos contracheques dos docentes.

A primeira reunião do dia foi com o deputado Joseildo Ramos (PT-BA). Durante o encontro, o vice-presidente do PROIFES, Flávio Silva, expôs a situação crítica das universidades e institutos federais, que há anos recebem recursos insuficientes para investimentos na formação, impactando diretamente o ensino, a pesquisa e a extensão. O diretor de comunicação do PROIFES, Jailson Santos, destacou também a falta de orçamento para investimento e custeio das universidades.

Joseildo Ramos lamentou que as universidades e institutos federais sejam prejudicados pelo Legislativo, que muitas vezes coloca o Governo Federal em uma posição vulnerável. “Vamos trabalhar para que a academia brasileira não fique na situação de quase pedinte. Essa é uma realidade dramática que nos incomoda, pois um país que não tem educação forte não pode ser levado a sério”, afirmou o deputado, que se colocou à disposição para apoiar a mobilização do PROIFES.

O deputado Alencar Santana (PT-SP) também recebeu as demandas do PROIFES e ressaltou a importância da mobilização para garantir mais investimentos na educação, manifestando apoio às pautas apresentadas pela Federação.

A agenda de mobilizações prossegue na tarde desta quarta-feira e ao longo de toda a quinta-feira (06). Durante o mês de fevereiro e até a votação da Lei Orçamentária Anual, o PROIFES e seus sindicatos federados permanecerão mobilizados em Brasília.

Nesta semana, participam das atividades, além do vice-presidente Flávio Silva, o diretor de comunicação Jailson Santos (APUB), o diretor de assuntos jurídicos Oswaldo Negrão (ADURN), o 2º tesoureiro da ADUFRGS Paulo Artur Konzen, o diretor de assuntos financeiros da ADUFG Romualdo Pessoa e o vice-presidente da ADUFEPE Márcio Vilela.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo