2

O que há de novo?

Decisão foi publicada no último domingo, dia 12 A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nesta

PROIFES-Federação participa do Encontro Subregional do Cone Sul da Rede de Trabalhadoras da Educação (RED)

Nestes dias 4 e 5 de novembro, a diretora de Direitos Humanos do PROIFES-Federação, Rosangela Oliveira está participando do Encontro Subregional do Cone Sul da Rede de Trabalhadoras da Educação (RED) da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), realizado em São Paulo. O evento reúne lideranças sindicais do Cone Sul, como Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, além de representantes da Colômbia e do Peru, para discutir temas estratégicos relacionados à educação e aos direitos das trabalhadoras na América Latina.

Gênero e Classe

A programação é orientada pela perspectiva de gênero nas iniciativas sindicais educacionais e inclui diálogos sobre as condições de trabalho, os desafios enfrentados por mulheres no setor, análises de conjuntura sobre o direito à educação, e a apresentação de ferramentas da RED para fortalecer as organizações sindicais no contexto regional e nacional. Além disso, o evento deve também traçar estratégias para as lutas de 2025.

Para Rosangela Gonçalves de Oliveira, o momento é uma oportunidade crucial para reforçar a importância das pautas de gênero nas políticas sindicais e educacionais. “O contexto de retrocessos e ataques aos direitos das mulheres na América Latina exige que mantenhamos nossa luta ativa e fortalecida. Este encontro é um espaço para que possamos compartilhar estratégias, apoiar-nos mutuamente e construir um movimento sindical inclusivo e preparado para os desafios de 2025”, afirma.

Rosangela destaca a defesa permanente tanto do direito ao próprio corpo como de condições de trabalho e existência dignas, reforçando a importância de tratar a luta como resistência diária. “As relações políticas são essenciais, e a defesa das nossas condições de trabalho é fundamental, pois somos pessoas de direito, mulheres que entendem que essa luta é contínua e permanente. É uma luta de resistência e de conquistas que ainda precisam ser consolidadas e que, infelizmente, estão ameaçadas”, conclui.

A RED

Organizado pela IEAL, com o apoio de organizações parceiras de países como Canadá, Estados Unidos, Finlândia, Noruega e Suécia, o Encontro Subregional do Cone Sul reforça o compromisso das trabalhadoras da educação com a defesa de um ambiente de trabalho digno e igualitário para todas.

Fonte: Sindedutec

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo