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Decisão foi publicada no último domingo, dia 12 A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nesta

PROIFES discute políticas para sistemas educacionais inteligentes em relação ao clima em reunião da Internacional da Educação (IE)

Nesta segunda-feira (30), o diretor de Políticas Educacionais do PROIFES, Carlos Alberto Marques, representou a Federação em um encontro promovido pela Internacional da Educação (IE), que teve como tema central as “Políticas para Sistemas Educacionais Inteligentes em Relação ao Clima”, abordando a urgente necessidade de envolver professores e instituições de ensino na luta contra a crise climática.

Durante a reunião, foi apresentado um documento guia contendo interrogações e estratégias para orientar políticas públicas que integrem o tema aos sistemas educacionais. De acordo com Carlos Alberto, o material oferece ferramentas práticas que podem ser utilizadas em diferentes subtemas e dimensões, ajudando na criação de políticas eficazes para enfrentar os desafios ambientais que afetam diretamente o futuro da educação e das gerações.

Entre as dimensões abordadas no documento, destacam-se:

  1. Dados e evidências: A importância de basear as políticas em informações concretas e pesquisas científicas sobre o impacto climático.
  2. Política e planejamento: A necessidade de articular políticas públicas educacionais com os objetivos de sustentabilidade.
  3. Coordenação: A promoção de uma cooperação eficaz entre diferentes setores governamentais e não governamentais para um impacto abrangente.
  4. Finanças: O desenvolvimento de estratégias de financiamento que garantam a implementação de políticas climáticas nas escolas.
  5. Infraestrutura: A adaptação das escolas e ambientes educacionais para lidar com as mudanças climáticas, garantindo segurança e sustentabilidade.
  6. Ensino e aprendizagem: A inserção da educação climática nos currículos escolares, formando cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais.
  7. Escolas e comunidades: A promoção de uma integração entre escolas e comunidades para mobilizar ações climáticas locais.

Marques destacou a relevância do tema para a Federação. “O PROIFES é proativo em assuntos como a questão climática, pois afeta a todos/as, não tem fronteiras e tampouco é específico a uma ou outra categoria de trabalhadores, exigindo políticas públicas e formação profissional, especialmente de professores. O contido no documento internacional é muito relevante. Algo que vai ao encontro de algumas propostas legislativas sobre Educação Ambiental e Climática, além da Nova PNEA (Mudança do Clima e Desastres Socioambientais). Inclusive, ajuda nas discussões sobre o novo PNE, que se encontra em tramitação no Congresso”, afirmou Carlos Alberto.

Confira o documento na íntegra:

Internacional da Educação
A IE é a federação sindical internacional que reúne organizações de docentes e outros trabalhadores da educação de todo o mundo. Por meio de suas 383 organizações membros, entre elas o PROIFES, representa mais de 32 milhões de docentes e demais profissionais da educação em 178 países e territórios. O PROIFES é o único filiado do Brasil à IE que representa docentes do ensino superior.

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