Nesta segunda-feira (30), o diretor de Políticas Educacionais do PROIFES, Carlos Alberto Marques, representou a Federação em um encontro promovido pela Internacional da Educação (IE), que teve como tema central as “Políticas para Sistemas Educacionais Inteligentes em Relação ao Clima”, abordando a urgente necessidade de envolver professores e instituições de ensino na luta contra a crise climática.
Durante a reunião, foi apresentado um documento guia contendo interrogações e estratégias para orientar políticas públicas que integrem o tema aos sistemas educacionais. De acordo com Carlos Alberto, o material oferece ferramentas práticas que podem ser utilizadas em diferentes subtemas e dimensões, ajudando na criação de políticas eficazes para enfrentar os desafios ambientais que afetam diretamente o futuro da educação e das gerações.
Entre as dimensões abordadas no documento, destacam-se:
- Dados e evidências: A importância de basear as políticas em informações concretas e pesquisas científicas sobre o impacto climático.
- Política e planejamento: A necessidade de articular políticas públicas educacionais com os objetivos de sustentabilidade.
- Coordenação: A promoção de uma cooperação eficaz entre diferentes setores governamentais e não governamentais para um impacto abrangente.
- Finanças: O desenvolvimento de estratégias de financiamento que garantam a implementação de políticas climáticas nas escolas.
- Infraestrutura: A adaptação das escolas e ambientes educacionais para lidar com as mudanças climáticas, garantindo segurança e sustentabilidade.
- Ensino e aprendizagem: A inserção da educação climática nos currículos escolares, formando cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais.
- Escolas e comunidades: A promoção de uma integração entre escolas e comunidades para mobilizar ações climáticas locais.
Marques destacou a relevância do tema para a Federação. “O PROIFES é proativo em assuntos como a questão climática, pois afeta a todos/as, não tem fronteiras e tampouco é específico a uma ou outra categoria de trabalhadores, exigindo políticas públicas e formação profissional, especialmente de professores. O contido no documento internacional é muito relevante. Algo que vai ao encontro de algumas propostas legislativas sobre Educação Ambiental e Climática, além da Nova PNEA (Mudança do Clima e Desastres Socioambientais). Inclusive, ajuda nas discussões sobre o novo PNE, que se encontra em tramitação no Congresso”, afirmou Carlos Alberto.
Confira o documento na íntegra:
Internacional da Educação
A IE é a federação sindical internacional que reúne organizações de docentes e outros trabalhadores da educação de todo o mundo. Por meio de suas 383 organizações membros, entre elas o PROIFES, representa mais de 32 milhões de docentes e demais profissionais da educação em 178 países e territórios. O PROIFES é o único filiado do Brasil à IE que representa docentes do ensino superior.