Dia do trabalhador: data simboliza luta por empregos, direito, renda e democracia

Neste primeiro de maio, os trabalhadores brasileiros respiram aliviados, pois, pela primeira vez, desde 2016, a data é comemorada em um ambiente mais festivo e democrático.

Desde o início do ano, o cenário de negociações foi retomado e o diálogo com o Governo reestabelecido. Com a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente, os docentes das universidades e institutos federais celebram o reajuste de 9% concedido após sete anos de congelamento salarial.

Dando continuidade à luta dos trabalhadores, neste ano, a CUT e demais centrais sindicais organizaram como lema para a data: “Emprego, Direitos, Renda e Democracia”, na defesa desse lema se estabeleceram pautas prioritárias de luta, dentre elas estão a valorização do salário mínimo, o fortalecimento da negociação coletiva, a valorização dos servidores públicos e o fortalecimento da democracia.

“Essa é uma data importante, que concentra toda a luta da classe trabalhadora. Nesse dia o trabalhador expõe todas as suas necessidades mostrando a importância que cada um tem para o país. Nós do PROIFES-Federação juntamente com os sindicatos filiados celebramos essa data, unidos pela valorização do servidor”, afirma o presidente do PROIFES-Federação, professor Nilton Brandão.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo