O PROIFES-Federação participou do segundo dia do Fórum Social do BRICS, no Rio de Janeiro, e reafirmou a importância de ocupar espaços internacionais que tratam de cooperação e integração entre países com realidades próximas. Em um cenário global que exige respostas coletivas e articulação constante, a presença da Federação reforça a necessidade de posicionar a educação e o serviço público nas agendas que influenciam as políticas do Bloco.
A Federação foi representada por seus diretores, em em três Grupos de Trabalho, com Oswaldo Negrão, Diretor de Assuntos Jurídicos no GT Saúde, no debate sobre os desafios estruturais que afetam as populações e as políticas de proteção social, Bebeto Marques, Diretor de Políticas Educacionais, no GT Educação, no qual surgiram oportunidades de troca de experiências e construção de alianças que fortalecem a defesa da educação pública e com Regina Witt, Diretora de Relações Internacionais, no GT Cultura, com discussões que destacaram a inclusão, a representatividade e os caminhos para superar a polarização global.
Os Fóruns Sociais do BRICS reúnem entidades populares, movimentos sociais, sindicatos, universidades e organizações que representam a sociedade civil dos países membros. O espaço funciona como uma arena de construção política voltada para a defesa de direitos, o fortalecimento da democracia e a elaboração de propostas que dialogam com um mundo em disputa. É um campo estratégico para ampliar a voz dos povos e disputar rumos em temas como desenvolvimento, soberania, educação, saúde, cultura e justiça social.
A participação da Federação também reforça o papel de uma aliança entre entidades, em estratégia fundamental para ampliar a cooperação entre povos e projetar um modelo de desenvolvimento comprometido com direitos e soberania. O PROIFES segue presente e atento, na defesa de políticas e medidas que ampliem justiça social e fortaleçam a integração entre nações que compartilham desafios comuns.

