“Um Eixo transversal, que passa por tudo o que foi discutido durante o Encontro”, foi assim que o presidente do PROIFES-Federação, Wellington
“Um Eixo transversal, que passa por tudo o que foi discutido durante o Encontro”, foi assim que o presidente do PROIFES-Federação, Wellington
A primeira mesa de discussão da tarde desta sexta-feira (22), último dia do XX Encontro Nacional do PROIFES-Federação, abordou o tema “Aposentadoria
Na manhã desta sexta-feira (22), último dia do XX Encontro Nacional do PROIFES-Federação, o Eixo 4 abriu espaço para um importante debate:
O Diretor de Políticas Educacionais do PROIFES apresentou dados concisos que serviram de embasamento para a discussão das propostas O último dia
A segunda mesa de discussão da tarde desta quinta-feira (21) no XX Encontro Nacional do PROIFES-Federação abordou “O compromisso do PROIFES-Federação com
O GT Educação surge como espaço privilegiado para o aprofundamento dos temas da educação que têm interface com a luta sindical, e reúne professores de todo o país, integrantes dos sindicatos federados, para promover a discussão sobre temas educacionais que, de forma voluntária, se propõem a contribuir com a formulação das políticas que irão balizar as ações da Federação.
Ao destacar os aspectos comuns à luta dos docentes e a identidade com a sociedade na perspectiva da educação como um direito social, democrática, inclusiva, de qualidade, pública e gratuita, o GT luta pela autonomia e democracia das universidades públicas com o estabelecimento de um novo marco legal que determine a natureza jurídica das Instituições Federais de Ensino, reforçando sua autonomia política em relação a governos, partidos, religiões ou outro qualquer limitador da liberdade de produção intelectual.
A veloz e profunda operação de desmonte e de reconfiguração de políticas públicas, em particular as de educação, foi a marca e o propósito do governo golpista de Temer, depois foi aprofundado no governo protofascista de Bolsonaro. Os dois excluíram e/ou expulsaram o povo dos Conselhos e Fóruns de participação social. Bolsonaro, inclusive, o fez via um decreto, de abril de 2019, onde cerca de 75% dos Conselhos e Fóruns foram extintos ou tiveram suas regras alteradas, tornando-os assim inoperantes e/ou controláveis pelo governo, consolidando seu projeto autoritário de governo – também por esse caminho e nesse tema.
Essa política de desmonte, desregulamentação e reconfiguração do Estado brasileiro se expressaram no atual PNE (2014/2024): a grande maioria de suas metas não foram implementadas (a exemplo do financiamento) e a CONAE intermediária (2018) e a de avaliação final do PNE (2022) não tiveram a participação do campo popular, incluindo o Proifes. Além disso, o governo Bolsonaro não convocou a CONAE para elaborar um novo PNE, motivo pelo qual o governo Lula a chamou, extraordinariamente, para janeiro de 2024.
Por consequência dessas políticas autoritárias, desde 2017 as entidades do campo popular da educação se recusaram a permanecer no FNE, as quais, tendo à frente a CNTE, CONTEE, ANPED, CUT e o próprio Proifes, organizaram o Fórum Nacional de Educação (FNPE) – onde somos inclusive membro de sua executiva. Cabe registro que o ANDES se negou a compor o FNPE; só agora mais recentemente solicitou entrada, mesmo que na forma de membro externo e ouvinte. Portanto, criar o FNPE foi uma decisão importante e acertada para manter a resistência e atuar na denúncia permanente do desmonte da educação pública, efetivadas por meio de ataques ideológicos, privatizações, transferência de recursos públicos à educação privada, desvalorização e ataque aos profissionais de educação e à escola pública, entre outras tantas ações negativas contra os direitos da população. O FNPE foi (e continuará sendo) um polo de aglutinação e mobilização política das forças sociais organizadas do campo educacional. O FNPE ofereceu a sociedade uma produção coletiva (a exemplo o documento final da CONAPE-2022) com propostas educacionais, contrastando com o(s) governo(s) (ultra)liberais e conservadores de Temer e Bolsonaro.
Com a vitória e instalação do Governo Lula (L3) – uma coalização de partidos que, mesmo com visões e interesses distintos sobre muitos temas, tem apresentado algumas políticas de teor progressista (progressista no campo de um Estado social, mas liberal na economia). No setor educação, o governo L3 tem orientado a retomada de políticas e programas importantes. Porquanto, é possível reconhecer avanços, a exemplo da recomposição do FNE, em abril de 2023, parametrizado no FNE de 2014 e a convocação da CONAE, com um tema geral de planejamento decenal como expressão dos desafios e compromissos com a educação pública, gratuita, de qualidade, inclusive, democrática, laica e comprometida com a justiça social e com o desenvolvimento socioambiental sustentável.
No FNE reconstituído e com mais de 60 entidades e instituições (representantes de setores e segmentos) do campo educacional, o Proifes-Federação tem assento como membro titular (e suplente, a Profa Rosangela Gonçalves de Oliveira, Sindiedutec). Em maio de 2023, o Fórum, com anuência do MEC, anunciou e deu início ao processo de discussão do PNE via as Conferências Municipais, Estaduais e Distrital, desenvolvidas a partir de meados de setembro de 2023. E, a Conferência Nacional (CONAE) foi chamada para os dias 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF). O tema central foi “Plano Nacional de Educação: políticas de Estado para a garantia da educação como direito humano, justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
Para dinamizar as discussões nas conferências, fomos (Proifes) chamados a colaborar na elaboração do Documento Referência, compondo o Grupo de Relatoria, juntamente com a representação da ANPAE, ANPED, ANFOPE, ForumDir, Comissão EDU do Senado, CAMPANHA e FINEDUCA. Ficamos responsáveis pela elaboração do texto (contendo a fundamentação teórica, metas e estratégias) do Eixo 7, que em síntese, expressa os compromissos da educação com o meio ambiente e os direitos humanos.
A representação do Proifes participou ainda de várias Comissões e Grupos de Trabalhos Temporários (a exemplo, do GTT Ensino Médio) e da Comissão de Mobilização e Sistematização, que estruturam o FNE. Participamos, titular e suplente, das Oficinas do MEC, conduzidas com escopo de subsidiar o Ministério na elaboração do Projeto de Lei, dada a sua responsabilidade última – fato que gerou muita controvérsia e descontentamento no FNE, que considerou as oficinas como uma espécie de trabalho paralelo ao Fórum. Não obstante, durante todas as atividades do FNE, até o presente momento, nossa Federação atuou de modo ativo, crítico e independente ao governo, mas muito colaborativa com os trabalhos do Fórum.
Atuou sempre em articulação com as entidades que compõem o FNPE. Com essa postura, ganhou reconhecimento e respeito dentro do FNE, do MEC e especialmente no campo político, junto às entidades e movimentos educacionais. Procurou-se sempre trazer nossa visão e formular propostas sobre diferentes temas educacionais, como o NEM, a EaD, sobre financiamento da educação, sobre a Formação de Professores (Resoluções CNE), educação inclusiva e democrática e, em especial, sobre a relação entre educação, ciência e sustentabilidade, dentre outros temas. Nessa atuação, buscou-se materializar nossa identidade sindical: um sindicalismo de trabalhadores da educação que reconhece as especificidades, a natureza e o papel das instituições onde atuamos (universidades públicas e institutos federais). E que devido a isso, sabe dialogar, sabe desenvolver a crítica independente, respeitosa da pluralidade de ideias e que busca sempre ser propositivo ao estabelecimento de políticas públicas e em defesa dos interesses públicos e da educação pública.
Como salientado no início, “ganhamos uma batalha” (a realização da CONAE e um documento final de cunho progressista), mas ainda não a “guerra”, que ainda está por vir, ou seja, a guerra será tornar o Documento Final da CONAE “O” PL do governo e que ele seja transformado em lei pelo Congresso Nacional.
De modo sintético e conclusivo dessas breves considerações, segue alguns registros sobre os resultados da CONAE e os desafios que virão.
Para concluir, é necessário um enorme esforço de mobilização e articulação com as demais entidades do campo popular e das forças progressistas, um trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Proifes desde sua fundação, mas que requer cada vez mais o engajamento e a mobilização dos trabalhadores da educação e das bases. Uma tarefa que não se pode abandonar e que se faz urgente em tempos tão conturbados e conflituosos.
Há 20 anos construindo a democracia e a pluralidade no Movimento Docente Conquistas e Desafios
Desenvolvido por GMS TECNOLOGIA © Todos os Direitos Reservados 2024