Na última sexta-feira (20), a diretora de Direitos Humanos do PROIFES, Rosangela Oliveira, e o 2º tesoureiro, Walber Abreu, representaram a Federação na primeira reunião do GT que vai elaborar o substitutivo da Portaria MEC 983/20.
O encontro, que aconteceu de forma virtual, foi realizado com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), a Secretaria de Educação Superior (SESu) e a Subsecretaria de Gestão Administrativa (SGA) para discutir a regulamentação da carreira docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
O principal objetivo da reunião foi iniciar a criação de diretrizes que visem regulamentar as atividades dos docentes da Rede Federal, buscando melhorias para o trabalho docente na rede pública federal.
Segundo Rosangela, o encontro foi produtivo e traçou um caminho promissor para a categoria. “Nossa reunião aconteceu hoje, virtualmente, e a próxima será em breve. A metodologia de trabalho vai se basear na tabela que foi apresentada. Já conversei com o grupo da nossa base envolvido nesta pauta para fazermos a ponte necessária. A partir disso, vamos dialogar internamente e distribuir as informações para nossa base. Levaremos as contribuições para o PROIFES, a fim de garantir que nossas ponderações sejam defendidas. A reunião foi muito tranquila e assertiva. Acredito que será um bom trabalho”, declarou.
O Grupo de Trabalho (GT) instituído se reunirá novamente no dia 11 de outubro e tem a previsão de apresentar suas propostas em até 60 dias. O GT tem o compromisso de trazer contribuições que possam modernizar e aprimorar o ensino na Rede Federal, um setor estratégico para o desenvolvimento educacional e tecnológico do país.
Com informações do SINDEDUTEC