2

O que há de novo?

Envolvimento dos sindicatos no combate às mudanças climáticas é tema de plenária em Congresso Mundial da Internacional da Educação

Na última terça-feira (30) o Diretor de assuntos jurídicos do PROIFES-Federação, Oswaldo Negrão e o diretor de políticas educacionais, Carlos Alberto Marques, representaram o PROIFES na sessão plenária “Educação pelo planeta” durante o 10º Congresso Mundial da Internacional da Educação em Buenos Aires.

As sessões tiveram como propósito destacar a importância do envolvimento dos sindicatos e sindicalistas no combate às mudanças climáticas, por meio de várias iniciativas, próprias ou governamentais, reforçando a importância do Sindicalismo pela Defesa do Ambiente.

A plenária foi desenvolvida por dois Painéis de três expositores cada. No primeiro estiveram: Ndlovu (Zimbabue), Fataki (Ilhas Fiji) e Montegomery (USA-AFT ). Já o segundo painel foi desenvovido por Kamikamica (Ilhas Fiji), Salas (SNTE – México) e Ganay Marroco).

Durante o encontro, foram feitos diversos relatos de experiências pedagógicas, curriculares e de aplicação de tecnologias limpas como forma de enfrentamento às situações emergências climáticas, como nas Ilhas Fiji. Exemplos de lutas nas escolas por apoio governamental para instalação de painéis solares, de emprego grátis de energia limpas, de (re)utilização da água da chuva e por melhorias no isolamento térmico. Campanhas por alimentação orgânica, construção de escolas verdes e mais ecológicas e por zero emissão de carbono via utilização de equipamentos adequados.

Além disso, os diretores do PROIFES acompanharam os relatos feitos sobre a atuação dos sindicatos de professores mexicanos juntos às comunidades que lutam por medida de prevenção às mudanças climáticas e de campanhas pela preservação da água, de combate a redução do acesso à água potável, que cujo efeito é a diminuição e a permanência das crianças nas escolas. 

Um outro destaque da plenária foi o relato dos representantes da Ilhas Fiji , que falaram da situação quase dramática dos ciclones, cada vez mais frequentes e destrutivos, e do aumento do oceano, que estão exigindo aplicação de volumosos recursos financeiros na contenção de danos o que acaba drenando os recursos financeiros da educação.

Os painéis apontaram ainda para a necessidade de mudanças curriculares em todos os níveis da educação, seja para incluir temas ambientais seja para abordar a questão da justiça climática.

Por fim, como encaminhamento da atividade, houve concordância dos expositores sobre a necessidade da Internacional de Educação elaborar um Plano de Ação para orientar os Sindicatos de todo mundo ao forte engajamento e atuação, contínua e urgente, no enfrentamento das mudanças climáticas. 

O PROIFES-Federação está participando do Congresso, representado pelo vice-presidente, Flávio Silva, pela diretora de relações internacionais Ana Boff de Godoy, pelo diretor de assuntos jurídicos Oswaldo Negrão, pela diretora de direitos humanos, Rosângela Oliveira, pelo diretor de políticas educacionais Carlos Alberto Marques e pelo integrante do Conselho Deliberativo, Lúcio Olímpio.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo