Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação se reúne para avaliação da última reunião da mesa específica e temporária da área da educação

Nesta sexta-feira (23) o Conselho Deliberativo (CD) do PROIFES-Federação realizou sua primeira reunião de 2024. O encontro conduzido pelo presidente, Wellington Duarte, teve como principal pauta a avaliação da 3ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da área de Educação que aconteceu na última quinta-feira (22). Os membros do CD reforçaram o sentimento de frustração com o fato do governo ter respondido apenas parte da proposta apresentada pelo PROIFES, não apresentando respostas e soluções concretas para a reestruturação da carreira docente.  “Precisamos trabalhar em uma contraproposta com argumentos que levem o governo a de fato encarar a educação como prioridade, investindo para que o piso salarial seja cumprido e para que a reestruturação da carreira aconteça de forma efetiva. O GT Carreiras está construindo essa contraproposta já para apresentação na próxima reunião da mesa”, afirmou Geci Silva, diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior, coordenador do GT e membro do Conselho.  “Nós como representantes sindicais temos desempenhado nosso papel, trabalhando de maneira estratégica, por meio de propostas concretas que buscam a valorização da categoria que tem sofrido nos últimos anos com as perdas salariais”, reforçou Raquel Nery, diretora de seguridade social e integrante do Conselho Deliberativo. Como encaminhamento, o Conselho irá construir um documento de avaliação que expresse de forma clara o posicionamento da Federação em relação às negociações com o governo na mesa específica. O documento será divulgado em breve. “A Federação continuará atuando de forma tática e incisiva, buscando sempre por meio do diálogo, a valorização da educação pública, de qualidade e que valorize os docentes. Nossa primeira reunião ”, afirmou o presidente, Wellington Duarte.

Nota de pesar – Iris Lettierre do Socorro Santos da Silva

É com imenso pesar que o PROIFES-Federação recebe a notícia do falecimento na noite de 21/02/2024 da Profa. Dra. Iris Lettierre do Socorro Santos da Silva lotada na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).  Iris Lettierre tinha formação em Agronomia, Pesquisadora em Fitopalogia Agrícola, Florestal e manejo de doenças em plantas. Além de docente, pesquisadora, realizou atividade de extensão e gestão, vindo a ser pró-reitora na UFRA. A comunidade acadêmica e o movimento docente perdem uma militante exemplar em defesa dos direitos da Amazônia e da construção de uma nova alternativa sindical no interior das IFES, tendo como princípio a democracia e o pluralismo de ideias. O PROIFES presta solidariedade aos companheiros do Sindproifes-PA, amigos e familiares da professora Iris Lettierre.