Ministro da Previdência, Carlos Lupi, recebe PROIFES-Federação

Nesta quarta-feira (15) o PROIFES se reuniu com o Ministro da Previdência, Carlos Lupi. A reunião aconteceu em Brasília e faz parte de uma série de agendas da federação para apresentação da pauta emergencial da entidade. Durante a reunião foram abordados os seguintes assuntos: Revogação do Decreto 10.620/21; Alteração da natureza jurídica da FUNPRESP por meio da emenda nº 34 à Medida Provisória 1153/23; e solicitação de apoio para aprovação da PEC 555/06, que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados. Participaram do encontro o presidente do PROIFES, Nilton Brandão, o diretor de Relações Internacionais, Eduardo Rolin, o diretor tesoureiro, Flávio Silva, o diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior, Geci Silva, a diretora de seguridade Social, Raquel Nery, a diretora de Assuntos Educacionais do EBTT, Rosângela Oliveira, os membros do Conselho Deliberativo, Ana Maria Trindade e Osvaldo Negrão, o diretor de Assuntos da Carreira do EBTT da ADUFRGS-Sindical, Roger Sauandaj e a diretora de Assuntos de aposentadoria e previdência da ADUFRGS, Mariliz Gutterres. O ministro Carlos Lupi se dispôs a criar grupos de trabalho para dar andamento às demandas por meio de um diálogo amplo e participativo. “Nosso entendimento é de que sem servidor público não há Estado. Estamos abertos para a construção de um ambiente de decisão conjunta com a criação de um espaço permanente de diálogo na defesa do servidor público”. “A questão dos aposentados é uma das pautas prioritárias da Federação, historicamente o PROIFES é a entidade que mais avançou nessa luta, que possui um espaço muito forte nos sindicatos em todo Brasil. Entendemos que a cobrança de alíquotas para os aposentados é uma injustiça histórica do país e desde 2003 temos lutado contra essa injustiça, por isso pedimos a aprovação da PEC 555/06 que acaba com a tributação dos aposentados com alíquota de previdência”, afirmou o presidente do PROIFES, Nilton Brandão.

Moção de repúdio à cassação do mandato da vereadora Maria Tereza Zanella Capra de São Miguel do Oeste/SC

Na última reunião realizada pelo Conselho Deliberativo do PROIFES- Federação na sexta-feira (10) foi definida a elaboração de moção de repúdio à cassação do mandato da vereado Maria Tereza Capra (SC). A vereadora foi cassada após denunciar suposta apologia ao nazismo em SC. A votação que resultou na cassação da parlamentar aconteceu na madrugada do último dia 4 de fevereiro. A sessão teve uma duração de nove horas e os vereadores de São Miguel do Oeste (SC) alegava que Maria Tereza realizou quebra de decoro parlamentar. Foram 10 votos a favor e apenas um contra, o da própria vereadora – a única parlamentar do PT na Câmara Municipal -, no relatório da Comissão de Inquérito que havia dado parecer pela cassação após Capra ter publicado um vídeo em suas redes sociais com a denúncia de uma manifestação de vários participantes com suposto gesto nazista em frente à base do Exército na cidade, em 2 de novembro de 2022. Confira abaixo a moção de repúdio realizada pelo Conselho Deliberativo do PROIFES Federação.

PROIFES participa de cerimônia de posse da nova presidência do CONIF

Nova presidente reafirma o compromisso do CONIF com a educação Profissional, científica e tecnológica Nessa terça-feira (14) aconteceu em Brasília a solenidade de posse  da nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), eleita para o mandato de 2023.  A reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Maria Leopoldina Veras, tomou posse como presidente do órgão. O reitor Flávio Luis Barbosa Nunes, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), é o novo vice-presidente de Relações Parlamentares. “Ratificamos o compromisso e a responsabilidade com a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com cada um dos mais de 1,4 milhões de estudantes e mais de 80 mil servidores. Muito ainda há de se fazer pelo nosso povo por meio da educação, do ensino gratuito e de qualidade. Como educadora, como mulher, como mãe, como aquela que acredita na Educação, assumo aqui, publicamente, esse compromisso”, afirmou, a nova presidente do órgão, Maria Leopoldina. Além dos novos membros do Conif, a mesa da solenidade foi composta pelo presidente que encerra o mandato, Claudio Alex Jorge da Rocha, pelos Deputados Federais Reginaldo Lopes e Ana Pimentel, e pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira.  O presidente do PROIFES-Federação, professor Nilton Brandão, participou da cerimônia acompanhado do secretário da entidade Lúcio Vieira, do Diretor de políticas educacionais do Magistério Superior, Carlos Alberto Marques, da Diretora de assuntos educacionais do EBTT, Rosângela Oliveira, e dos membros do Conselho Deliberativo da Federação, Osvaldo Negrão, presidente da ADURN Sindicato e  Ana Maria Trindade. “É com satisfação que participamos da posse da nova presidência do CONIF, um órgão de grande importância para a educação brasileira que atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência. O PROIFES parabeniza a nova presidente e toda a composição do CONIF, que seja um ano de muitas conquistas para a educação”, afirmou Nilton Brandão.