PROIFES-BRANCO (2)
26 de abril de 2024 15:45

SINDIEDUTEC – Nova Diretoria e novo Conselho Fiscal tomam posse no último sábado

Nova diretoria eleita Foto: Raíssa Melo

Na manhã do último sábado (10) houve a posse da nova diretoria e do novo conselho fiscal eleitos em setembro para o triênio 2023-2025. Além dos membros da gestão e demais filiados, estiveram presentes convidados e convidadas de diversas entidades de lutas populares.

A solenidade se iniciou com o professor Nilton Brandão, então diretor financeiro do SINDIEDUTEC, que nomeou um a um dos novos diretores e, e seguida, empossou a chapa “Movimento, Unidade e Luta” aos cargos da diretoria. Em seguida, foi a vez de empossar o Conselho Fiscal. Pela primeira vez, todos os eleitos estiveram presentes na posse.

Novo conselho fiscal eleito. Foto: Raíssa Melo.

Depois de todas e todos empossados, foi exibido um documentário que homenageia o início do sindicato e sua trajetória até a atualidade. Brandão, um dos fundadores do SINDIEDUTEC e que cumpriu seu último mandato, também foi alvo de homenagem. Ao final das reverências, a presidenta reeleita, Rosangela Oliveira, falou sobre a importância das pessoas na construção das lutas populares. “A história e os sindicatos se fazem com sujeitos”, ressaltou.

Representantes do PROIFES Federação estiveram presentes com integrantes da ADUFRGS-Sindical (Sindicato dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul) e da ADURN (Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Oswaldo Negrão, presidente da ADURN e integrante do GT Direitos Humanos da Federação, declarou que celebrar as conquistas também são importantes para que as lutas populares avancem. Ana Godoy, da ADUFRGS, parabenizou pelo momento. “Todo o movimento sindical é voluntário e requer esforço”, ressaltou.

Representantes do PROIFES prestigiaram a solenidade de posse. Foto: Raíssa Melo

UPES, UPE e UJS marcaram presença. Mariana Chagas, presidenta da UPES, declarou que a defesa da educação nos últimos anos foi feita também pelos funcionários dos IFs. “São eles que sabem o valor de uma educação de qualidade”, frisou. Thales Zaboroski, estudante de direito do IFPR Palmas, falou em nome da UPE e parabenizou a todos “A gente que é do IF fica muito feliz pela defesa da Rede Federal. Precisaremos estar juntos na reconstrução do país. Estamos à disposição dos técnicos e docentes”, garantiu. As representações da UJS ficaram por conta de João Afonso Peixe e Leonardo Lima, que fizeram falas emocionadas sobre a importância da militância estudantil em aliança com os sindicatos, principalmente os que encampam sua luta na Educação.

Também estiveram presentes o Sindipetro, o Coletivo Mandala de Economia Solidária e os mandatos de Ana Júlia Ribeiro (PT) e Requião Filho (PT). Elisângela Costa, que compareceu à solenidade representando a categoria das petroleiras e petroleiros, disse estar emocionada ao se apresentar diante de tantos educadores. “A nossa luta é muito parecida, temos o mesmo objetivo. A nossa luta é pela Petrobrás 100% estatal e com dinheiro voltado para a Saúde e para a Educação. Contem com a gente”, ressaltou.

UPES, UJS e Sindipetro. Foto: Leonardo Costa.

Ao final da solenidade, Brandão agradeceu a todas e todos pela presença e frisou a relevância de um sindicato que compõe a luta com a sociedade e com os trabalhadores. “A construção da luta nacional passa pela compreensão da base como um todo” concluiu.

Fonte: SINDIEDUTEC-Sindicato

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo