Eixo 6 debate “Políticas e Gestão da Educação Superior e da Educação Profissional e Tecnológicas” com professor Enio Pontes

A CONAPE 2022 segue para seu encerramento e o PROIFES participou intensamente das mesas de discussões e atividades culturais durante os 3 dias de evento. Na tarde de sábado (16), nosso diretor do Grupo de Trabalho de Ciências & Tecnologias, Enio Pontes, apresentou o Eixo 6. Conversando sobre “Políticas e Gestão da Educação Superior e da Educação Profissional e Tecnológicas”, o professor encerrou sua fala demonstrando a importância da autonomia universitária:

Somente por meio dos instrumentos de luta democrática e pressão popular poderemos defender a autonomia universitária conquistada a duras penas no Brasil. É preciso ter em mente que está em jogo o pilar do desenvolvimento econômico e social nacional, já que as universidades são responsáveis pela quase totalidade do conhecimento científico produzido no País, consistindo na força motriz da inovação. Contudo, a universidade só poderá cumprir sua função se preservada a autonomia universitária em toda a sua plenitude.  A autonomia universitária está na essência da criação e da inovação do conhecimento.” disse em sua fala de encerramento.

O evento, que contou com a presença de mais de 2.500 pessoas inscritas de todo o Brasil, é exemplo de uma atividade autogestionada que, capitaneada pela sociedade civil do país, discute as questões centrais da educação brasileira e tem como objetivo apresentar os caminhos da resistência aos ataques diuturnos que o setor sofre no e pelo atual governo Bolsonaro.

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo