ADUFRGS-Sindical reúne-se com reitores das IFES para discutir ações em defesa da educação pública

ADUFRGS-Sindical reúne-se com reitores das IFES para discutir ações em defesa da educação pública

 

No dia 15 de junho, a ADUFRGS-Sindical esteve reunida com reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para discutir ações contra os cortes orçamentários promovidos pelo Governo Federal.

O sindicato foi representado pelo presidente, Lúcio Vieira, o diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação e diretor Tesoureiro, Eduardo Rolim, e a diretora de Comunicação, Sônia Mara Ogiba.

Participaram do encontro, a reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Pellanda; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck; o reitor eleito e não nomeado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atualmente Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Roberto Ferreira; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Nunes; o reitor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo e o reitor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Roberlaine Ribeiro Jorge.

Com R$ 2,5 bilhões contingenciados, o Ministério da Ciência e Tecnologia lidera o bloqueio. Em seguida, vem a Educação, com R$ 1,598 bilhão contingenciado. Lúcio Vieira alertou para a defesa das IFES. “Os cortes orçamentários do Governo Federal colocam em risco a manutenção das universidades públicas e institutos federais. Defendemos que a educação não seja limitada ao teto de gastos, conforme estabelece a EC 95. Precisamos de investimentos para garantir a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, que é um direito social da população brasileira”, destacou.

Durante a reunião, foi consenso a necessidade de uma mobilização conjunta em defesa das IFES, da educação pública, da democracia e contra os cortes orçamentários no ensino público.

Fonte: ADUFRGS-Sindical

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Pular para o conteúdo