PROIFES-Federação
Apufsc

Primeiro reitor é nomeado após lei do fim da lista tríplice nas universidades federais

Redação PROIFES-Federação18 de agosto de 2026
Primeiro reitor é nomeado após lei do fim da lista tríplice nas universidades federais

Eleito pela comunidade universitária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles é o primeiro reitor eleito, nomeado e, em breve, empossado após a entrada em vigor da Lei nº 15.367/2026, que extinguiu a lista tríplice e estabeleceu que a escolha das universidades federais seja reconhecida na definição de seus dirigentes.

Fonte: Apufsc/Andifes - Eleito pela comunidade universitária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles é o primeiro reitor eleito, nomeado e, em breve, empossado após a entrada em vigor da Lei nº 15.367/2026, que extinguiu a lista tríplice e estabeleceu que a escolha das universidades federais seja reconhecida na definição de seus dirigentes. A nomeação representa, assim, a primeira aplicação da nova legislação.

Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a mudança é resultado de um processo intenso de diálogo conduzido pela entidade ao longo dos últimos anos, em interlocução com o governo federal, o Congresso Nacional e as universidades federais. A atuação da Andifes foi pautada pela defesa da autonomia universitária e pelo reconhecimento da decisão das comunidades acadêmicas. 

Sobre a nova gestão

João Carlos Salles Pires da Silva é graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Filosofia pela própria universidade e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi reitor da UFBA por dois mandatos, entre 2014 e 2022, e presidiu a Andifes no período de 2019 a 2020.

A eleição para Reitoria na UFBA ocorreu no final de maior, no formato presencial, respeitando o voto paritário entre as três categorias da Universidade: estudantes, docentes e técnicos administrativos em Educação (TAEs). João foi eleito como reitor para o quadriênio 2026-2030 ao lado da professora da Faculdade de Educação da UFBA e agora vice-reitora, Jamile Borges da Silva.

Minha biblioteca

Guarde esta notícia para consultar depois.

Compartilhe

Compartilhe esta notícia

Link curto

/n/enoNcqlrR8O_u64uAFUfJg