Da pesquisa ao debate científico, CNPq investe R$ 20 milhões em eventos no Brasil

A troca de experiências entre pesquisadores, compartilhamento de descobertas e contato com novas tecnologias são fundamentais para a construção do conhecimento científico.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - A troca de experiências entre pesquisadores, compartilhamento de descobertas e contato com novas tecnologias são fundamentais para a construção do conhecimento científico. Congressos e encontros especializados permitem apresentar resultados de pesquisas, discutir desafios e estabelecer conexões entre instituições e especialistas. Esses espaços também contribuem para aproximar a ciência da sociedade e ampliar o acesso ao conhecimento produzido no país.
Para apoiar essas atividades, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebe propostas Chamada Pública nº 34/2026 — Auxílio à Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação (ARC). O edital prevê R$ 20 milhões para financiar eventos de grande porte, presenciais ou híbridos, em todas as áreas do conhecimento. As inscrições seguem abertas até 4 de dezembro.
Os eventos devem contribuir para pelo menos um dos quatro eixos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024–2034, além de promover ações de educação, popularização ou divulgação científica para diferentes públicos.
Leia a matéria completa aqui.
Minha biblioteca
Guarde esta notícia para consultar depois.
