PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Sindicatos Federados

SINDIEDUTEC - Quinta sindical fala sobre reforma administrativa e chama para encontros

Publicado em : 21/07/2021

A Quinta Sindical de amanhã vai falar sobre a Reforma Administrativa e o desmonte dos serviços públicos propostos pelo governo Bolsonaro. A mediação da discussão será feita pela dirigente Ana Maria Trindade e o objetivo é qualificar o debate e chamar para dois encontros importantes que vão tratar do tema ainda este mês. O Encontro Paranaense dos trabalhadores e trabalhadoras do setor público vai acontecer na próxima segunda (26) às 19h. O Encontro Nacional dos trabalhadores e trabalhadoras do setor público acontecem na sexta e no sábado da semana que vem (29 e 30). Ambos serão online.

Além disso, a Quinta Sindical pretende aprofundar a discussão e apontar as inconsistências de um projeto que, essencialmente, pretende abrir caminho para setores empresariais gerirem serviços públicos. Com o aumento da terceirização, o sucateamento de saúde, segurança e educação, por exemplo, será acelerado.

Outro argumento muito utilizado é o "combate aos privilégios". Porém, a casta de marajás do funcionalismo público brasileiro (que ganham de R$ 30 mil para cima), além de não estar elencado entre as categorias afetadas pela reforma, conta com menos de 2% de pessoal na esfera federal, menos de 0,5% na estadual e nenhum servidor na esfera municipal.  Se o caminho for inverso e forem contados os trabalhadores que ganham menos de R$ 10 mil, 58,6% dos servidores federais se enquadram nesta faixa. Estaduais e municipais respondem por 89,2% e 97,4%, respectivamente.

















GO!Sites