PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Sindicatos Federados

Campanha "Eu Sou Respeito", do MPF, será lançada oficialmente em 14 de janeiro

Publicado em : 07/01/2021

A ADUFRGS-Sindical apoia a nova campanha “Eu sou Respeito” do Ministério Público Federal (MPF) que será lançada oficialmente no próximo dia 14. A Iniciativa visa promover reflexões sobre o Respeito, sobre as violências ligadas ao gênero, a intolerância, os preconceitos e o racismo. Desde 2018, o sindicato é membro do Fórum Permanente de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio. “É muito importante fomentar esse debate sobre a diversidade e o respeito às diferenças na universidade e em toda a sociedade. Nosso sindicato está engajado com essas bandeiras e com a luta contra o racismo, a homofobia e contra qualquer tipo de intolerância”, destaca a diretora de comunicação da ADUFRGS-Sindical, Sônia Mara Ogiba, que representa o sindicato no Fórum.  
Algumas peças de divulgação da campanha já estão no site http://www.eusourespeito.com , no qual consta o edital que prevê a destinação de mais de 200 mil reais para o desenvolvimento de ações que farão parte da iniciativa. Nomes conhecidos dos gaúchos como a cantora Valéria Barcellos, a ativista afroindígena Alice Guarani e o ex-árbitro de futebol Márcio Chagas são alguns dos personagens da campanha. “Escolhemos pessoas que representem a diversidade presente no nosso país e que falem da importância do respeito com sua própria história”, explica o procurador regional dos Direitos do Cidadão, no Rio Grande do Sul, procurador Enrico Rodrigues de Freitas.

A primeira peça publicitária disponibilizada, incluindo um vídeo, é da cantora Valéria Barcellos – mulher trans e preta bastante conhecida em Porto Alegre –, e que tem ganhado notoriedade nacional. “Uma campanha que fale de respeito e que inclua uma pluralidade de pessoas que precisam respeito, é essencial. Eu abracei essa causa porque acredito que uma das coisas que pautam muito a existência de nós, pessoas trans, é a falta do respeito. Quando temos uma campanha que fala sobre o respeito e nos coloca junto a isso, do lado, não atrás, conversando ao lado dessas pessoas isso é importantíssimo”, afirma a cantora.

A elaboração da campanha nasceu da falta de compreensão do diferente, com encerramento antecipado da exposição Queermuseu: Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, em 2017. Após acordo, houve o pagamento de multa que será revertida a projetos de instituições, organizações e movimentos que lutam pelos direitos humanos. Elas têm de 14 de janeiro a 05 de março de 2021 para submeter os projetos para avaliação. O edital com as regras e critérios para utilização desses recursos foi lançado em 16 de dezembro de 2020.

Lançamento oficial – Está prevista a realização do evento Lugares de Fala, que contará com a participação dos envolvidos na exposição Queermuseu: Cartografia da Diferença na Arte Brasileira. Serão apresentados os produtos de comunicação desenvolvidos por universitários do Centro Universitário Metodista IPA, sob a direção criativa do professor Alex Ramirez.

Acompanhe as ações da campanha
Site: http://www.eusourespeito.com 
Facebook: https://web.facebook.com/projetoeusourespeito 
Instagram: @eusourespeito
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCK9pzmotIdE0sJAiaPrF_pg 

Fonte: Portal Adverso

















GO!Sites