PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

Servidor CNPq queima e Brasil vive apagão na Ciência

Publicado em : 27/07/2021

Desde ontem (26) quem tenta acessar a plataforma Lattes não consegue. O servidor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) "queimou" e todos os dados de sistemas internos, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas estão perdidas no escuro. 

Embora o Ministério da Educação garanta que haja um backup, informações de dentro do CNPq dão conta de que não se sabe ao certo se o tamanho do que foi perdido corresponde a horas, dias ou meses. A primeira providência está sendo restaurar a plataforma Lattes, de acordo com informe interno. Ainda não há previsão para o restabelecimento das informações perdidas. 

Desde julho de 2019, o então presidente da CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, relatara que estava com falta de pessoal e que precisaria realizar concursos públicos para suprir vagas em cargos do Conselho (veja mais aqui). Demitido em abril do ano passado, foi substituído por Evaldo Ferreira Vilela, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e que até hoje exerce a função. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) — ao qual o CNPq é vinculado — foi o que mais perdeu recursos no orçamento de 2021, com corte de 29%.

Fonte: SINDIEDUTEC-Sindicato

 
















Campanha Reforma Administrativa - Eu digo Não!

Campanha Reforma Administrativa - Eu digo Não!

 21/09/2021

A cada reforma feita pelo governo, um direito é retirado do povo. Foi assim com a reforma trabalhista, com a reforma da previdência, e será assim caso a reforma administrativa seja aprovada. Junte-se ao PROIFES-Federação e lute contra essa [...]


GO!Sites