PROIFES | Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Comunicação

Notícias Proifes

A 13 dias das provas, UNE, Ubes e estudantes pedem adiamento do Enem

Publicado em : 06/01/2021

Está ganhando força nas redes sociais a hashtag #adiaEnem. A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), alunos e internautas em geral pedem novo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e marcaram um twitaço pela causa.

Num contexto em que ainda não há vacinação contra covid-19 no país, a avaliação de entidades estudantis é de que a realização da prova nas datas marcadas poderá gerar riscos à saúde e mortes.

As provas impressas do Enem estão marcadas para serem aplicadas em 17 e 24 de janeiro. Já o Enem digital deve ocorrer em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O exame teve mais de 5,7 milhões de inscrições confirmadas.

Confira manifestações nas redes sociais.

Para a UNE, é irresponsável realizar o Enem neste momento: 

Ubes lista argumentos para o adiamento:

 

Rozana Barroso, presidente da Ubes, se vê impedida de fazer a prova enquanto não houver segurança sanitária:

Líder do PSol na Câmara dos Deputados, a deputada Sâmia Bomfim também defende a alteração de datas:

Fonte: Sindiedutec-Sindicato














Preservar a vida e manter a democracia

Preservar a vida e manter a democracia

 14/01/2021

A vida, entre os valores humanos, é indiscutivelmente o mais importante. Preservá-la é responsabilidade de cada um, de todos, e principalmente do Estado, instituição organizada da sociedade e a serviço dos direitos sociais, preceito previsto na [...]




GO!Sites